5 de setembro de 2010

Luizianne Lins garante recursos do BID para políticas sociais

Os financiamentos são destinados a políticas de juventude e de requalificação urbana e inclusão social.
Foto: Marcelo Velasco

Na tarde de ontem (03), a Prefeita Luizianne Lins garantiu dois importantes financiamentos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os recursos serão destinados ao Programa Integrado de Políticas Públicas de Juventude (PIPPJ) do Município e ao Programa de Requalificação Urbana com Inclusão Social (Preurbis). A assinatura dos contratos aconteceu na Representação da entidade em Brasília e contou com a participação do novo representante do BID no Brasil, Fernando Carrillo Flores; do Procurador da Fazenda Nacional, Maurício Cardoso Oliva; e do Coordenador de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura, Afonso Tiago de Sousa. José Luis Lupo, que deixou a representação do BID esta semana para assumir o mesmo cargo na Argentina, fez questão de participar da solenidade.
A negociação entre a Prefeitura de Fortaleza e o BID prevê o financiamento de 33,66 milhões de dólares para a execução do PIPPJ e de 59,400 milhões de dólares para o Preurbis. O investimento total no Programa de Juventude será de $ 66,132 milhões de dólares, dos quais 50% são financiados pelo empréstimo e os outros 50% pela Prefeitura. O prazo de execução das ações previstas é de cinco anos.
O objetivo do PIPPJ é expandir os serviços já oferecidos aos jovens com idade de 15 a 29 anos, sendo destinado, principalmente, para a construção e manutenção dos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas). Os demais projetos que compõem o PIPPJ são: Pré-vestibular Popular de Fortaleza (POPFor), Programa Credjovem Solidário, Apoio ao Protagonismo Juvenil, Abrindo Espaços, Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), Projovem Adolescente, Campanha de Promoção da Saúde Juvenil, Esporte na Comunidade, Adolescente Cidadão e Programa de Informática de Fortaleza (Proinfor).
O segundo contrato garante a continuidade das ações de urbanização, infraestrutura urbana e atuação social do Preurbis, que tem por objetivo beneficiar, aproximadamente, 60 mil habitantes de 16 comunidades, localizadas em áreas de risco às margens do Rio Cocó, do Rio Maranguapinho e da Vertente Marítima Oeste. As obras já estão em curso na bacia do Rio Cocó, com a construção de 816 unidades habitacionais que beneficiarão seis comunidades daquela região: Boa Vista, São Sebastião, Gavião, Do Cal, TBA e João Paulo II.
O Preurbis prevê também a construção de equipamentos como creches, centros de saúde e de convivência, a implantação de parques públicos, saneamento básico e sistema viário, além de regularização fundiária e de geração de emprego e renda. Com o financiamento, Fortaleza torna-se a principal parceira do BID no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Passaram por aqui: