Em defesa de mais orçamento para a Política Municipal de Juventude
Nós jovens representamos mais de um quarto da população fortalezense. Somos 730 mil pessoas convivendo com diversas dificuldades, entre elas, os altos índices de desemprego, violência e agora, o aumento do uso abusivo de drogas ilícitas, sobretudo o crack, que tem destruído muitas vidas.
Esse quadro só será revertido com a priorização de investimentos sociais direcionados especificamente à juventude. Não se trata de colocar os jovens como parte de um problema a ser resolvido, pelo contrário, é reconhecer o potencial transformador de cada cidadão e cidadã para a formação, não apenas de um futuro melhor, mas de um presente melhor.
Defendendo a ideia de que a juventude é um segmento estratégico para o desenvolvimento da sociedade, assinamos este documento que apoia às iniciativas da atual gestão municipal de Fortaleza em executar e efetivar políticas públicas para a juventude da nossa cidade. Desde 2005, ações compartilhadas têm sido implementadas a fim de consolidar um sistema municipal de políticas públicas de juventude com o objetivo de proporcionar aos jovens mais direitos e oportunidades.
Podemos citar algumas das ações mais importantes realizadas pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, tais como, a criação da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, o Conselho Municipal de Juventude e do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA), a implantação do ProJovem Urbano e a elaboração do Programa Integrado de Políticas Públicas de Juventude (PIPPJ). Destacamos ainda, a construção democrática e participativa do Plano Municipal de Juventude, aprovado, em 2010, no Congresso Municipal de Juventude, que servirá para direcionar o poder público no desenvolvimento de políticas públicas eficazes, pensadas a partir das demandas da própria juventude. O documento será enviado à Câmara Municipal de Vereadores.
Assim como a Secretaria Nacional de Juventude está ligada à Secretaria Geral da Presidência da República, avaliamos como exitosa a opção da gestão municipal de Fortaleza de criar e manter a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (órgão responsável em planejar e promover a política pública municipal de juventude) diretamente ligada ao Gabinete da Prefeita. Essa organização favorece a uma melhor articulação entre os projetos e programas, contribuindo para a execução eficaz das ações intersetoriais, além de simbolizar a relevância dada pela Prefeita ao segmento juvenil.
Infelizmente, nos últimos dias, têm sido feitas críticas ao aumento do orçamento do gabinete da Prefeita. Essas críticas já foram realizadas em anos anteriores e acabam sendo, na realidade, ataques aos investimentos nos programas para jovens, uma vez que esta é a parcela mais representativa dessa ampliação.
Nossa luta é para a continuidadade e ampliação das ações que beneficiem os jovens. Lamentamos que as motivações partidárias tentem se sobrepor aos intereses da sociedade. Queremos mais orçamento, nas Secretarias e no Gabinete da Prefeita, vinculados aos interesses da juventude fortalezense.
Executiva do Conselho Municipal de Juventude de Fortaleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.