13 de junho de 2011

"A Juventude e o Trabalho: A Crítica do Trabalho Indecente


"A Juventude e o Trabalho: A Crítica do Trabalho Indecente" foi tema de seminário realizado pela Comissão de Juventude da Assembleia Legislativa no dia 26/05, no Complexo de Comissões da Casa. O presidente do colegiado, deputado Julio César Filho (PTN), atentou para o abuso de algumas empresas em relação aos funcionários.
"Sabemos que muitas empresas exploram seus trabalhadores pelo fato de serem mais jovens, lhes obrigando a cumprir uma grande carga horária sem receber benefícios por isso. O tempo da escravidão já passou", afirmou o parlamentar.
Avaliando a situação do jovem no mercado de trabalho, o deputado Antônio Carlos (PT), lembrou que o objetivo do debate era tentar encontrar soluções para casos como o de desrespeito ao jovem trabalhador. "Por ser uma mão de obra mais barata, nossa juventude acaba sendo desrespeitada no seu ofício", ponderou.
O vereador de Fortaleza, Ronivaldo Maia (PT), lembrou que por conta das dificuldades sofridas no presente, essa mesma juventude pode não ser recompensada no futuro. "Se hoje, o apoio aos direitos desses jovens é negado, estamos determinando que seu futuro não seja promissor", criticou.
Já o secretário de Juventude da CUT Nacional, Anderson Campos destacou o livro de sua autoria que deu origem ao seminário. Ele analisou a temática e apontou possíveis soluções. "Não é coerente aprovar políticas públicas aumentando o mercado de trabalho se as condições não são adequadas. A entrada precoce deles só precariza o contexto, elevando os problemas sociais", pontuou.
Para Anderson Campos, o ideal seria um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, garantindo uma vida digna.
O seminário contou com a participação do representante da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, Afonso Tiago Sousa; do representante do Conselho Municipal de Juventude, Ronny Câmara; do representante da Secretaria de Juventude da CUT Ceará, Ari Ferreira; entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Passaram por aqui: