23 de julho de 2011

CMJ mobiliza jovens de Fortaleza em atividades para aprovação do Plano Municipal de Juventude


O Conselho Municipal de Juventude (CMJ) está mobilizando as juventudes de Fortaleza para a realização de ações em prol do Plano Municipal de Juventude (PMJ), elaborado entre 2009 e 2010 por cerca de 3 mil jovens e assinado pela prefeita Luizianne Lins em junho deste ano.

O Plano consiste num conjunto de diretrizes que servirão como base para a elaboração e execução de Políticas Públicas de Juventude. Caso seja aprovado, o Plano será uma política de estado, que garante que a proposta perdure para além do mandato vigente, ao longo de dez anos, fortalecendo as ações voltadas para as juventudes nas áreas de Educação, Ciência, Saúde, Trabalho, Comunicação, Cultura, Tecnologia, dentre outras.

A votação do PMJ está prevista para acontecer entre os dias 8 e 11 de agosto e “é muito importante que as juventudes mobilizem seus grupos, façam campanhas na internet, nas redes sociais, pressionem seus parlamentares porque esse é um momento histórico para as juventudes em Fortaleza”, afirmou Luizete Vicente, conselheira municipal de juventude, representante do Instituto de Juventude Contemporânea (IJC).

Dentre as ações, estão previstas uma Blitz, onde jovens vão passar nos gabinetes dos vereadores para apresentar as propostas do Plano, a Tribuna do Povo, que é um espaço de discussões aberto à sociedade civil, neste dia será voltado às juventudes e a Caravana, quando no dia da votação todas as organizações do CMJ e jovens em geral irão à câmara pressionar os vereadores para aprovação do plano na íntegra. As atividades acontecerão entre 2 e 11 de agosto na Câmara Municipal de Fortaleza, Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 - Patriolino Ribeiro. Leia a mensagem da prefeita para a Câmara de Vereadores.

ENTENDENDO A NOTÍCIA

O que é o Plano Municipal de Juventude?

No final do ano de 2007 e início do ano de 2008, foi realizada a I Conferência Municipal de Juventude de Fortaleza. O objetivo principal do encontro foi aprovar as diretrizes do Plano Municipal de Juventude, promovendo os direitos da juventude e ampliando a sua participação. Retomando esse processo de discussão, iniciamos a realização do I Congresso Municipal de Juventude de Fortaleza, que tem como papel concluir, de forma participativa, a elaboração do Plano Municipal de Juventude, apontando os objetivos e metas da política municipal de juventude para os próximos dez anos. Temáticas, que a partir do acúmulo de discussões realizadas durante o I Congresso, dividem-se em quatro momentos. No primeiro, que se nomeou “Plenárias da Conferência Municipal de Juventude”, os jovens debateram os temas propostos para compor o Plano. No segundo momento, foram debatidas as Plenárias Territoriais, que levaram todo esse debate para os bairros e comunidades de Fortaleza, com o objetivo de incentivar aos jovens a apresentar suas demandas a partir das diferenças regionais e socioeconômicas da cidade. O terceiro momento foi marcado pela realização de um seminário de formação. Na quarta e última etapa, realizou-se a Plenária Final do Congresso, que teve a função de aprovar o documento final do Plano Municipal de Juventude, que agora será enviado à Câmara de Vereadores.

Por que aprovar o Plano Municipal de Juventude?

O Plano Municipal de Juventude vem com o papel de atuar, na prática, como uma expressão da Juventude Fortalezense, assegurando os direitos e oportunidades de todos/as os/as jovens da Capital e desempenhando uma ação de participação direta da juventude na construção das políticas municipais para o segmento. Para que isso aconteça, precisamos atuar juntos pela aprovação do plano, consagrando-o como o novo marco legal da Juventude de Fortaleza.

Leia a Mensagem da prefeita Luizianne Lins para a Câmara.

Saiba como está o Acompanhamento Legistativo do PMJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Passaram por aqui: