17 de janeiro de 2011

Cinema, circo e teatro fazem parte da programação de fim de semana do CUCA




O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) Che Guevara realiza toda semana uma programação cultural gratuita para os jovens moradores da Regional I. Até o final do mês de Janeiro, é possível conferir a exposição de fotografias “Fortaleza contando a sua história”, do jornalista, historiador e desenhista Miguel Ângelo de Azevedo, mais conhecido como Nirez. As imagens retratam os aspectos do Centro da capital cearense no final do século XIX e XX, enfocando o cotidiano, a vivacidade, os meios de transporte, a beleza e as principais transformações ocorridas na cidade. A exposição está aberta para visitação de terça a domingo.

Às quintas-feiras, estudantes de escolas públicas visitam o CUCA, assistem a filmes de curta e média-metragem e participam de debates sobre temáticas variadas. A escola convidada desta semana é a Escola Municipal José Rebouças Macambira. A visita têm inicio às 15h, seguida de exibição dos filmes “Fortaleza 24h” e “O Ascensorista do General”. Também na quinta-feira, às 19h, a Companhia de Circo Lúdico Experimental (CLÊ) apresenta o espetáculo “Um tiquinho de nada”.

As sessões de cinema continuam na sexta-feira (14), às19h, e no sábado (15), às 19h30, com a exibição dos filmes “Reisado Miudim”, de Petrus Cariry, e “Verão”, de Bárbara Cariry. Na sexta-feira, o grupo Genteqpensa apresenta, às 18h30, no Cineteatro, o musical “Ui, o princípe”, que conta a história de um jovem em busca de um amor. O grupo, formado por adolescentes, surgiu a partir de aulas em uma escola pública de Fortaleza e hoje realiza espetáculos em vários municípios do estado. Para completar a programação do fim de semana, no dia 15, às 19h, será apresentada a peça de teatro de bonecos “A Saga de Jesus Cristo”, da Companhia Epidemia de Bonecos.

CIRCO
Espetáculo “Um tiquinho de Nada”
A clown Nada perambula pela ruas em mais um dia de labuta, arrancando sorrisos dos rostos e moedas dos bolsos das pesoas que estão em seu caminho. De repente, vislumbra o espaço ideal para mais um de seus shows de artes de rua, de variedade comandadas pelo improviso inspirado espírito da gente que a cerca. No entanto, algo a está incomodando...

CINEMA
Filme “O Ascensorista do General”
Vídeo realizado durante a oficina de documentário, orientada por Karla Holanda, na Vila das Artes através do Núcleo de Produção Digital Programa Olhar Brasil, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza e o Ministério da Cultura. 7 min.

Filme “Fortaleza 24h”
O filme traz 12 histórias baseadas em fatos reais de personagens e lugares cuja singularidade se configuram de forma criativa do cotidiano da cidade. O vídeo, realizado pela Vila das Artes, foi promovido para comemorar o aniversário de 283 da cidade. 57 min.

Filme Reisado Miudim
O sonho de Mateus é brincar no reisado. No dia da apresentação, seu avô pede para que ele vá com Bruno até a feira para comprar fitas. Lá, Bruno insiste para que Mateus compre brinquedos. Mateus resiste. Voltando para casa, Mateus recebe do seu avô um lindo presente. 13 min.

Filme Verão
É verão. O amor adormecido desperta na doce caricia da chuva. Os namorados estão iluminados pela mocidade. Ah! que esta estação quente te seja propícia, com seu cortejo de diamantes. 10 min.

TEATRO
Ui, o princípe
Ui é um príncipe que está à procura de um amor. Era confiante em si mesmo até que encontrou com a princesa dos Belos e mudou de opinião. Passou a se sentir horrível. Sua auto-estima está muito abalada. Percebe que todos a sua volta são dominados pela moda. Exceto seus dois fiéis companheiros que o ajudarão nessa batalha.

O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência eEsporte (CUCA) Che Guevara dá continuidade a programação especial de Natalnessa semana. Nesta quinta-feira (09), às 16h, será aberta a exposição“Fortaleza Contado a sua história”, do jornalista e historiador Nirez, quemostra, através de fotografias, os aspectos do Centro da capital cearense,enfocando o cotidiano, movimentação, riqueza, luxo, meios de transporte, modosde vestir, dentre outros.

Nos dias 10 e 11, às 18h30, a Associação Vidançaapresenta o espetáculo "Quintal de Mangue", que conta a história defamílias do bairro Vila Velha que convivem entre as amarguras e felicidades deuma área construída sobre uma imensa região de mangue. A partir das vidasapresentadas, a encenação revela a estreita relação entre a vida e a arte, pormeio da dança, da leitura, das artes manuais e da percussão. Também na sexta(10), às 19h, e no sábado (11), às 19h30, será exibido o filme brasileiroIrmãos de Fé, do diretor Moacyr Góes.

Na sexta-feira (10), em comemoração as festasnatalinas, a partir das 19h, haverá a apresentação, no Pátio Che Guevara, dos grupos Pastoril do Grupo, Péno chão e Pastoril Nossa Senhora de Fátima. Às 20h, será a vez dos artistas FranklinDantas, Eduardo Côrrea e Liana Fonteles, que irão participar da programação doConcertos Líricos.

No sábado (11), das 13h às 20h, o Projeto Proteus irá reunir, no Pátio CheGuevara, os jovens interessados emjogar RPG(Role Playing Game) ou jogo de interpretação depapéis. O jogo funciona como um teatro, no qual os “papéis” são interpretadospelos jogadores e o “script” seria o jogo, mediado pela figura do narrador oumestre.

Apartir das 19h30, no Anfiteatro, haverá a apresentação da Banda Levanes e dopoeta e baterista Carlinhos Perdigão e banda. Com o estilo pop rock, o grupoLevanes, formado por jovens moradores da Barra do Ceará, cantarão músicasautorais e de grupos musicais brasileiros, como Legião Urbana, Biquini Cavadãoe RPM. Carlinhos Perdigão e banda irão apresentar o projeto “Força Tropical:uma viagem lítero-musical à Tropicália”, tocando canções referenciais dessaépoca, em meio a vídeos-cenários e performances poéticas. Às 20h, a CompanhiaEpidemia de Bonecos irá realizar o espetáculo “Vá ao teatro”, que através  de uma caixa fotográfica lambe-lambe, oespectador, individualmente, assiste a apresentação de bonecos.

SinopseFilme “Irmãos de fé”
Paulo é um assaltante menor de idade que após praticar uma série dedelitos, é levado a Febem. Na prisão, ele recebe uma Bíblia marcada em Atos dosApóstolos de presente do Padre, trecho que conta a história de vida de Paulo.E, ao começar a ler, ele passa a conhecer a história de transformação de umhomem que um dia foi um dos principais perseguidores dos cristãos e que depoisse tornou um grande santo da Igreja Católica Apostólica Romana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Passaram por aqui: