A Vila das Artes inaugura janeiro de 2011 com exibições de filmes de Roman Polanski nas quintas e sextas, até dia 28, sempre às 18h30. A mostra “Roman Polanski – Amado e Procurado”, revive filmes que vão desde 1965, primeiros anos do início de sua carreira como diretor, até 1999. São oito produções consagradas desse cineasta polêmico que já conquistou várias premiações, como o Oscar de Melhor diretor, e foi nomeado ao European Film Awards de melhor diretor pelo filme “O escritor fantasma” ( The Ghost Writer), entregue em dezembro do ano passado.
Polanski nasceu em Paris, mas foi criado na Polônia. Começou como ator aos 14 anos num programa de rádio. Freqüentou a escola de arte em Cracóvia e a National Film School, em Lodz, onde dirigiu vários curtas-metragens. Sua estréia como diretor foi com o longa "A Faca na Água" (1962), que ganhou o Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Veneza e foi indicado para o Oscar como melhor filme estrangeiro.
Sua vida passa por grandes polêmicas. Ele foi condenado por "relação sexual ilícita com uma menor de 13 anos", em 1978, e considerado fugitivo da justiça. Em 2009, a convite do Festival de Cinema de Zurique, viajou à Suíça para receber um prêmio pela sua carreira cinematográfica, e acabou sendo preso.
A mostra faz um passeio pelas grandes obras desse cineasta. As sessões são gratuitas e acontecem no auditório da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, voltado para a formação em artes, apoio à produção, incentivo à pesquisa e difusão cultural. Informações pelo 3252-1444.
Mostra Especial Roman Polanski
Data: todas as quintas e sextas de janeiro
Horário: 18h30
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro)
Informações: 3252-1444
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.